segunda-feira, 6 de julho de 2009

Coronel Fabriciano: 60 anos do Colégio Angélica (1)


O Colégio Angélica situa-se no município de Coronel Fabriciano e em 2010 irá comemorar 60 anos de fundação. A construção recebeu no primeiro semestre deste ano recuperação de toda sua fachada. Tombada em nível municipal desde 1998, suas fachadas passaram por limpeza, recuperação do reboco e dos elementos decorativos, além de nova pintura, que seguiu as cores originais da construção. O resultado deu novos ares ao colégio e acentuou sua rica ornamentação, que têm influência no estilo néo-colonial.
O Colégio Angélica foi fundado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, em 1950. Sua responsabilidade pastoral na época se estendia até o território da atual região do Vale do Aço. A criação da instituição coincidiu com a fundação da Acesita – Aços Especiais Itabira e justificou-se pelo avanço técnico trazido por essa siderúrgica.
Paralelo ao progresso material da região, Dom Helvécio preocupou-se com os valores éticos e morais. Por isso entregou a escola à administração das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, congregação religiosa feminina com larga experiência na área de educação no Brasil.
Em 1947, as irmãs chegaram a Coronel Fabriciano. Instalaram-se inicialmente na Casa de Campo da Cia. Siderúrgica Belgo Mineira e prestaram serviços no Hospital Siderúrgica, enquanto tratavam dos negócios referentes à implementação e construção da escola. Somente em 05 de setembro de 1950, foram concluídas as obras da primeira etapa do colégio, o prédio onde hoje funciona a Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio, mas o funcionamento só aconteceria a partir de 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário