terça-feira, 7 de julho de 2009

Açucena sedia capacitação do FEC

O município de Açucena sediou no dia 09 de junho um treinamento para capacitação de agentes culturais interessados no envio de projetos ao FEC – Fundo Estadual de Cultura. A maioria dos participantes era constituída de agentes dos setores de cultura das prefeituras da região do Rio Doce. Compareceram representantes de Açucena, Braúnas, Dores de Guanhães, Marliéria, Belo Oriente, Divinolândia de Minas, Periquito, Sardoá, Gonzaga e Ubaporanga.
Edilson Bento, diretor do departamento de cultura da prefeitura de Açucena, destacou a importância desta capacitação no município: “O FEC tem como objetivo descentralizar os recursos financeiros, dando oportunidade aos municípios de fomentar suas ações culturais. Para os municípios da região é de suma importância a participação nesse treinamento como forma de facilitar a captação de recursos para si. Conhecendo melhor o Edital e as formas de pleiteá-lo, facilita o acesso a esse Fundo. Açucena tem se destacado no cenário estadual e federal pelo incentivo dado às ações voltadas à geração de renda através do artesanato e do resgate da cultura local. Sediando este treinamento, reforça e divulga ainda mais a vontade do município de se tornar um pólo cultural regional”.
Os projetos dividem-se entre duas modalidades: recursos não reembolsáveis, com prazo para inscrição até dia 17 de julho, e recursos reembosáveis. Para projetos a serem beneficiados nesta última modalidade, o Edital ficará aberto entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo Edital, em 2010.
Entre as novidades desta edição está a priorização dos projetos de criação de infra-estrutura para arquivos públicos. Projetos que incentivam tal ação receberão bônus de 5 pontos em relação aos demais. Maiores informações sobre o Fundo e o edital podem ser acessados no sítio da secretaria de cultura do estado pelo endereço: http://www.cultura.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário