quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Simpósio discute questão ambiental no Vale do Aço


O Instituto Interagir de Projetos e Pesquisas promoveu nos dias 28 e 29 do mês de agosto o Primeiro Simpósio Sócio-ambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço. Em parceira com a Universidade Unileste-MG, o Instituto lançou a discussão “Conjuntura atual, novas perspectivas”, buscando tratar o assunto através de suas especificidades regionais.
A palestra de abertura foi proferida pelo promotor de Meio Ambiente de Ipatinga, Dr. Walter de Freitas Júnior e trouxe à tona a discussão acerca da atual legislação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Dr. Walter também levou ao público a questão sobre poluentes do ar no Vale do Aço, região que concentra grandes indústrias siderúrgicas.
O encerramento se deu no sábado à tarde, com duas proveitosas palestras e que ocorreram simultaneamente: em um auditório Gustavo Vitorino, assessor de urbanismo da Usiminas relatou a experiência da empresa na reabilitação das matas ciliares dos Rios Piracicaba e Doce.
Em outro auditório, o historiador e mestre em História Social professor Lúcio Braga discorreu sobre a ocupação dos Sertões Proibidos da região do Rio Doce, relacionando a história regional à questão ambiental. Após sua palestra, a mesa redonda que se abriu discutiu, entre outras questões, a necessidade de mais pesquisas voltadas para a história da região, pois ainda são poucas as contribuições de estudos nesse sentido.
Conforme o geógrafo Alessandro de Sá, presidente do Instituto Interagir, o I Simpósio Sócio-ambiental gerou ótima repercussão entre o meio acadêmico e estudiosos do assunto, com grande presença de alunos de várias áreas, principalmente das ciências biológicas e sociais, profissionais e empresas que atuam na região e gestores municipais do Vale do Rio Doce. Espera-se que, dessa forma, a região receba mais pesquisas e, por conseqüência, bons resultados com práticas no âmbito sócio-ambiental.
A empresa OCA – Arquitetura e Patrimônio Cultural – em parceria com o Instituto Interagir, também participou deste importante evento com o artigo “A necessidade de preservação do patrimônio cultural do Vale do Rio Doce”, editado na Revista do Simpósio (confira o texto neste blog).
Foto: Abertura do evento no auditório da Unileste-MG, com grande comparecimento dos alunos de cursos variados da universidade, profissionais da área sócio-ambiental e cultural e gestores municipais da região (foto: Isabela Grossi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário