quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Educação patrimonial trabalha valorização da cultura em Nova Era


O município de Nova Era vem se destacando nos projetos de Educação Patrimonial. Elaborados pela equipe do setor de cultura da prefeitura, os projetos tem trazido bons resultados, com o efetivo resgate e a valorização da cultura local, além da recuperação da auto-estima dos envolvidos no processo, ou seja, as pessoas da própria comunidade.
A Educação Patrimonial é aplicada no município desde o ano de 2004, quando foi introduzido o projeto “Educar para preservar”, dirigido aos educadores e à comunidade no geral. Nele foi lançado o conceito de educação patrimonial e discutidas as questões relativas à conservação e à responsabilidade quanto à preservação dos bens culturais locais.
Já nos anos de 2005 e 2006 foi implantado o projeto “A Comunidade é a maior Guardiã de seu Patrimônio”. Nele, o objetivo maior foi “proporcionar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, despertando nos alunos o interesse em resolver questões significativas para a vida coletiva e pessoal”.
Em 2007 o projeto “Educação e Música: Referências de um povo”, abordou a importância de dois bens culturais importantes para o município: a Escola Municipal Desembargador Drumond, a mais antiga da cidade, e a “Corporação Musical Euterpe Lagoana”, tradicional banda de música local.
Neste ano o projeto (lançado em 2008) denomina-se “Preservação da Cultura Afro-brasileira: Irmandade Nossa Senhora do Rosário”. O tema vem sendo desenvolvido nas escolas, nas guardas de congo e na comunidade em geral. Conforme Consuelo Bueno, pedagoga e uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo é “promover e divulgar o resgate da história da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Nova Era através de coleta de dados, pesquisas, oficinas, seminários e eventos diversos, a fim de proporcionar a melhoria da auto-estima dos alunos e congadeiros, valorizando o passado da comunidade e suas manifestações culturais”.

Na foto: o congado, uma importante manifestação nova-erense que vem sendo valorizada através da Educação Patrimonial (foto do acervo da Prefeitura Municipal de Nova Era).

SEMINÁRIO DISCUTE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
No dia 29 de setembro o município de Nova Era sediará o Seminário “Preservação da Cultura Afro-brasileira: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário”. O evento ocorrerá das 13:00 às 18:00 horas no Automóvel Clube, Rua Governador Valadares, Centro. Para maiores informações: (31) 3861.4228 (Prefeitura Municipal de Nova Era).

Nenhum comentário:

Postar um comentário