segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vale do Jequitinhonha: manifestações de fé


No Vale do Jequitinhonha os meses de junho e julho concentram as tradicionais manifestações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Confira abaixo parte da programação para esse importante evento do calendário religioso regional.

MINAS NOVAS:
Festa do Rosário – de 23 a 25 de junho
A tradicional e secular Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada desde 1810, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas. No evento há leilões, barraquinhas, reinado com o cortejo dos reis, a tradicional busca da santa na margem do Rio Fanado, mastro e chá nas casas dos festeiros. O cortejo reúne grupos folclóricos do município, como tambozeiros e congadeiros.

NOVO CRUZEIRO:
Quadrilha – dia 26 de Junho
Tradicional quadrilha do município de Novo Cruzeiro com a participação de sanfoneiros da região, fogueira, barraquinhas com comida típica, pau de sebo e muito forró.

FRANCISCO BADARÓ:
Festa do Rosário – de 09 a 25 de julho
O evento traz várias manifestações, como a festa do mastro, o cortejo, a missa da festa, a descida do reinado, chás dos festeiros, apresentação de danças típicas, shows culturais em Praça pública sob a responsabilidade do Setor Municipal de Cultura. A ocasião promove a interação da população, dos badaroenses ausentes e visitantes. Há também a novena, na qual Nossa Senhora é homenageada pelos fiéis.

Foto: cortejo durante a festa de Nossa Senhora do Rosário em Minas Novas (autora: Isabela Grossi).

Um comentário: