segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nova Era: exposição de fotos “70 anos da Ponte Benedito Valadares”


Em razão dos 70 anos de sua construção, a Ponte Benedito Valadares, tombada pelo município de Nova Era como patrimônio cultural, tornou-se temporariamente área de exposição de fotos antigas durante o sábado do dia 13 deste mês. A exposição retrata o período de construção e inauguração da ponte no ano de 1940.
Sua inauguração trouxe à cidade o Presidente da República Getúlio Vargas e o Governador do Estado Benedito Valadares. A cidade, que então se chamava “Presidente Vargas” recebeu as autoridades com várias festividades. Foram 15 dias de festejos na chamada “Quinzena Cívica”. No período a ponte Benedito Valadares tornou-se a principal via de comunicação do município, ligando-o às cidades circunvizinhas e ao país.
Hoje a ponte é, sem dúvida, umas das principais referências da cidade de Nova Era, destacando-se no cenário urbano.
A exposição fotográfica que comemorou os 70 anos do bem teve ótima repercussão entre a população, recebendo um grande número de cidadãos. Entre eles, alunos da rede pública de educação e nova-erenses mais velhos, que tiveram a oportunidade de relembrar o período e até se reconhecerem em algumas fotos.
O evento foi uma efetiva ação de resgate e valorização da memória local, propiciando um momento de interação e descontração entre as diferentes gerações.

Fonte do histórico: Atlas Escolar de Nova Era, Agenda 21 e Jornal Folha de Minas (maio de 1940).
Foto: exposição de fotos antigas da ponte durante o sábado, dia 13 de maio de 2010 (autor: Albany Dias).

Um comentário:

  1. Um grande abraço aos mineiros e saudades de Nova Era atualmente moro em Salvador,

    Ivanete.

    ResponderExcluir