segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ambiental 2010

O evento será realizado nos dias 15 e 16 de abril, na Universidade Federal de Viçosa. A preocupação mundial com o meio ambiente e com o social estão impondo uma nova forma de comércio e obrigando empresas e organizações a adotarem procedimentos sustentáveis, especialmente naquelas empresas concessionárias de geração de energia.

Isso já se reflete nos negócios. Empresas que têm a sustentabilidade como parte importante de sua essência e/ou de sua atuação têm conseguido avanços expressivos em termos de visibilidade e de resultados financeiros. A crise econômico-financeira mundial demonstrou que as empresas têm que considerar a sustentabilidade em suas estratégias de negócio de curto, médio e longo prazos. Essa movimentação é vista de maneira positiva pela sociedade e abre espaço para que mais e mais pessoas, entidades e organizações discutam o assunto.

O desenvolvimento sustentável requer mudanças no comportamento dos indivíduos e das organizações e na sua relação com o meio ambiente. A humanidade está diante do desafio de construir um novo padrão civilizatório. As forças que contribuem para esse processo têm raízes nos saberes e valores dos indivíduos, das organizações e da sociedade, bem como na ética e na cultura que orientam seu comportamento.

Consumo responsável

A questão de adotar ações sustentáveis atende a um novo padrão de consumo e esse novo padrão está fazendo surgir um novo perfil de consumidor, mais consciente com o meio ambiente no qual ele se insere.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada é garantir que, mesmo explorada, essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
Pesquisa recente feita pelo Grupo HAVAS revelou que: Cerca de 94% dos brasileiros recomendam enfaticamente aos amigos produtos de empresas com iniciativas sustentáveis. • 84% acreditam que têm o poder de fazer com que as organizações se comportem com mais responsabilidade. • 86% estão dispostos a recompensar empresas que possuem ações sustentáveis e 80% a punir as companhias irresponsáveis.

TEMÁRIO

• As empresas do agronegócio brasileiro e seus modelos de sustentabilidade;

• Geração de energia e sustentabilidade: modelos adotados;

• Mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade;


• Sustentabilidade na indústria de mineração;


• Consumo consciente;

• Sustentabilidade e gestão de marcas: marketing verde?;

• Ecopedagogia como ferramenta minimizadora dos impactos econômicos.

Mais informações no site: http://www.institutobrasil.com/ambiental2010/

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