O 5º. Fórum das Águas do Rio Doce será realizado nos dias 7 a 10 de abril, no Parque Ipanema, em Ipatinga. A previsão é de que serão recebidos naquele período mais de 100 mil visitantes ao evento. Um dos destaques da programação será o 4º. Fórum Regional de Mudanças Climáticas – edição Leste Mineiro 2010, que terá o tema “Construindo planos de convivência para um ambiente em transformação”.
A preparação para a 5ª edição do Fórum das Águas do Rio Doce foi intensa. Faltando dois dias para o evento, quase todas as estruturas estão montadas, além de obras de artistas plásticos regionais já instaladas, inspiradas na Mata Atlântica.
Duzentas pessoas já estão trabalhando diretamente na produção do evento, além de outros 2.500 voluntários. O objetivo é divulgar e estimular projetos e ações de recuperação da Bacia do Rio Doce e de preservação dos recursos naturais para gerações futuras, assuntos que afetam toda a população da Bacia do Rio Doce, que já supera os 3,5 milhões de pessoas.
Oficinas e minicursos
Com o tema Água e Educação – Garantia para o Futuro, e tendo como lema “Agir para Mudar”, serão desenvolvidas centenas de atividades simultâneas. Serão oficinas, minicursos, palestras, encontros, fóruns de discussão, mostras, exposições de projetos e ações de iniciativa pública ou privada, governamental ou não-governamental, além da discussão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce).
A coordenadora da Associação Projeto Águas do Rio Doce, Zaira Andrade, ressalta que este é um momento propício para fomentar a preservação da bacia do rio Doce. “O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce aprova em março de 2010 o Plano Integrado de Recursos Hídricos, que traça metas de recuperação da bacia, como a redução do consumo e do desperdício da água tratada. Dezoito por cento do PIB de Minas Gerais estão concentrados nas cidades que compõem a Bacia do Rio Doce e boa parte desse percentual deve-se às atividades econômicas do Vale do Aço. Temos força para nos unir e a comunidade está receptiva”, avalia Zaira Andrade.
O Fórum
O 5° Fórum das Águas do Rio Doce faz parte do processo de sensibilização, mobilização, formação, informação, experimentação e práticas sobre o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce). O objetivo é atingir toda a sociedade da Bacia, representada por seus vários setores, sempre em parceria com a comunidade do local onde é realizado. O evento é a continuação de um trabalho de sucesso que já atraiu mais de 300 mil pessoas de cidades mineiras e capixabas desde 2005 até sua quarta edição, em Linhares-ES. Sozinho, o terceiro evento, que aconteceu na cidade de Ipatinga, em 2007, recebeu cerca de 130 mil pessoas. O lema desta edição é “Água e Educação: Garantia para o Futuro”.
Maiores informações no endereço eletrônico www.aguasdoriodoce.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário