terça-feira, 6 de agosto de 2013

SANTUÁRIO DA SERRA DA PIEDADE SERÁ REVITALIZADO

C A E T É

Foi assinado no último dia 31 de julho, um convênio para a revitalização do conjunto arquitetônico, histórico, cultural e paisagístico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. O Santuário é parte do Conjunto da Serra da Piedade, que é tombado pelo IEPHA/MG como Bem Cultural desde 19/05/2006.
A fé, a busca pela paz espiritual e muitas belezas naturais são alguns dos motivos que atraem milhares de turistas todos os anos à Serra da Piedade, localizada no município de Caeté, divisa com Sabará. Considerada uma das mais altas elevações do maciço da Serra do Espinhaço; do alto dos seus 1.746 metros podemos avistar parte das cidades de Belo Horizonte, Caeté, Raposos, Sabará e Lagoa Santa.
Fazem parte do conjunto paisagístico da Serra da Piedade monumentos naturais e edificações humanas, inseridas em um grande platô no alto da serra. Para chegar ao topo, é preciso iniciar o percurso pela rodovia BR-381, onde um cruzeiro indica a entrada do Santuário. O caminho é marcado por painéis de azulejos com representações da Via Sacra.
A vocação mística atribuída à Serra vem da lenda da menina muda de nascença que, avistando no alto da Serra da Piedade a figura da Virgem com Jesus nos braços, começou a falar, contando o ocorrido. A Santa apareceu várias vezes para a menina, que ficou curada. Esta lenda conquistou o português Antônio Bracarena que, em 1767, decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora bem no alto da Serra da Piedade, entre penhascos, rochedos e uma vegetação típica de montanha.
O Santuário apresenta planta simples, com nave única e capela mor. Em seu interior, a ornamentação e equipamentos também são simplificados, fato muito comum em igrejas de peregrinação. No interior da construção, o retábulo em estilo rococó guarda a belíssima imagem da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, esculpida no século 18 e atribuída ao Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Os cômodos laterais da Igreja de Nossa Senhora da Piedade apresentam painéis em azulejos com pintura do artista Gianfranco Ceni. O convento acopla-se a fachada dos fundos da Igreja, formando um só volume.
No início do século 19, o Padre Gonçalves Pereira, vigário de Roças Novas, resolve tomar conta do templo. Nos finais de semana, acompanhado por escravos, sobe até o topo para meditar. Estes rituais e a sua devoção duram cinqüenta anos, passando a atrair multidões de devotos. Por meio de concessão do Papa Pio IX, em fevereiro de 1876 é concedida licença para a criação de um jubileu anual, no mês de agosto, definindo-se o período de 15 a 22 de agosto como o momento oficial da Romaria.
Em 1958, a imagem de Nossa Senhora da Piedade é proclamada Padroeira do Estado pelo Papa João XXIII, sendo posteriormente realizadas as solenidades da consagração no mês de julho de 1960.
O cinqüentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado aconteceu em 2010. Para o jubileu de ouro, acorreram milhares de visitantes de todas as partes de Minas e do Brasil, como uma das maiores festas religiosas de toda a região.

Proteção

Além do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, também fazem parte do conjunto arquitetônico da Serra: a Casa dos Romeiros, (projeto de Ivo Porto de Menezes), a Igreja Abrigo da Serra da Piedade (idealizada pelo arquiteto Alcides Rocha Miranda), o edifício astronômico da UFMG (Observatório Astronômico Frei Rosário, um dos maiores da América Latina) e as instalações do CINDACTA, além de caminhos, praças, adros e espaços para contemplação e orações.
O tombamento da Serra da Piedade pelo Iepha/MG foi realizado em junho de 2004 e definiu as atividades que podem ser exercidas na região e as medidas de preservação paisagística, cultural e ambiental que devem ser adotadas. No caso da exploração mineral, a área degradada terá que ser reconstituída pela empresa exploradora, como está previsto no artigo 225 da constituição Federal.
Fonte: IEPHA/MG)- Foto: Acervo da Arquidiocese de BH.