terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coronel Fabriciano: festa em prol da restauração de bem tombado

A igreja de Nossa Senhora da Vitória localiza-se no povoado de Cocais de Baixo. Também conhecido como “Cocais dos Arruda”, faz parte da zona rural do município de Coronel Fabriciano.
Conforme o historiador Amir José de Melo:
"O templo foi erguido na década de 1950 por iniciativa dos moradores, à época assistidos pelo Padre Leão e José de Castro, da Paróquia São Sebastião. A obra foi concluída sob a orientação do padre Renato Van Gessel, da mesma Paróquia." Tal como na capela de São José, percebe-se que na sua construção foram usados materiais disponibilizados nas redondezas, o que a caracteriza como uma construção de aparência rústica, típica do meio rural. Igualmente, seu interior abriga altares e elementos decorativos de orientações próprias da cultura local.
O templo foi tombado como Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano em 1998.
Atualmente a igreja necessita de vários reparos. Em razão disso, o Baile da Cidade, promovido pela pastoral familiar da Paróquia de São Francisco Xavier, tem o intuito de arrecadar fundos para dar início à intervenção de restauro no templo.
O Baile acontecerá no dia 06 de agosto (sábado) no Clube Casa de Campo em Fabriciano e terá como principal atração a Orquestra Amos – Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.Também serão atrações do evento performance cultural, além de show pirotécnico. Os convites estão à venda nas lojas Krakão e Óticas Maria José. Participe e contribua para a recuperação deste importante bem cultural!
Fotos: frontispício da igreja de Nossa Senhora da Vitória, comunidade rural de Cocais

Nenhum comentário:

Postar um comentário