quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vale do Aço_PESQUISA RESGATA AS RAÍZES DO BATUQUE



Nesta quinta feira, dia 26 de maio, o projeto “História de Vida – As raízes do Batuque nas Comunidades Rurais do Vale do Aço” encerra suas atividades no Centro Cultural Usiminas com o lançamento de um livro e a apresentação dos grupos de Batuqueiros de Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. O início está previsto para as 19h30.
O grupo de profissionais multidisciplinares que compõe o projeto fará o lançamento do inventário sobre a manifestação cultural do batuque.
De matriz africana, o Batuque é uma manifestação que compõe um ritual de fertilidade. Veio para o Brasil no período colonial e permanece vivo em várias localidades brasileiras. Para iniciar o Batuque, os integrantes fazem uma oração pedindo em favor da festa. A dança se desenvolve numa grande roda, em que os integrantes vão ao centro, em pares ou solo, e executam passos improvisados, sendo que o requebrado dos quadris é constante e o ritmo é marcado pelos atabaques e tambores, acompanhado por batidas dos pés e palmas. Os pares são organizados em duas fileiras para entrar na “sala”, que é o nome dado à roda onde as pessoas permanecem.
Originalmente se encostava o umbigo de um dançarino com o outro, passo nomeado de “Umbigada”, mas com o passar do tempo o umbigo foi trocado pelos ombros, e a partir de então os Batuqueiros passaram a encostar um ombro no do outro, mas o nome do passo permaneceu o mesmo. No encerramento do Batuque executa-se o “leva e traz”, em que os dançarinos gingando de um lado a outro, reencontram e dão umbigadas incessantes. Apesar da dança ter incorporado novos significados e passar por adaptações, esta manifestação cultural ainda é uma tradição que permanece viva nas comunidades rurais do Vale do Aço.
Além do inventário, será lançado um livro didático, elaborado a partir da pesquisa sobre a manifestação, contando as origens, as mudanças ocorridas na manifestação até hoje e as características das comunidades que a praticam.
Segundo o idealizador do projeto, Alessandro de Sá, o livro lançado servirá também instrumento de pesquisa, contando a história do Batuque e de seus multiplicadores na região do Vale do Aço. "Poucas pessoas conhecem o batuque e a tradição está se acabando, tenho certeza que esta publicação servirá para disseminar o conhecimento sobre esta manifestação”, explica. O livro será distribuído para as escolas públicas municipais das cidades onde o projeto foi realizado. Já o inventário estará disponível para pesquisa nas Secretarias Municipais de Educação.
Depois do lançamento do inventário e do livro, os convidados também poderão conhecer um pouco mais do Batuque. Os grupos de Batuqueiros de Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso irão se apresentar no palco do Usicultura, demonstrando a cultura afro-descendente e suas raízes. Este evento finaliza o projeto que foi iniciado em janeiro de 2010, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Instituto Cultural Usiminas, Governo de Minas, Prefeitura de Coronel Fabriciano, Prefeitura de Belo Oriente e Instituto Interagir.
Foto: batuqueiros se apresentam em festa popular de comunidade rural de Ipatinga (arquivo do Instituto Interagir de Projetos e Pesquisas).

Serviço:
Lançamento do Livro História de Vida – As raízes do Batuque nas Comunidades Rurais da Região Metropolitana do Vale do Aço
Dia: 26/05/2011 - Horário: 19h30 - Local: Centro Cultural Usiminas
Ingresso: Um litro de leite

Mais informações: (31) 8829-9591 - (31) 8593-4113

Nenhum comentário:

Postar um comentário