Entre Folhas - No dia 29 de agosto de 2013 foi inaugurada a Casa da Cultura do município de Entre Folhas/MG. O evento contou com a presença do prefeito Edson Rogério da Silva, a secretária de educação Lourdes Pelizari, a diretora da Escola Estadual Doutor José Augusto – Rosângela do Carmo e Silva, a Secretária de Meio Ambiente Giovânia dos Santos, a gerente da Secretaria Municipal de Cultura Grazielle Oliveira Ernesto, a gestora de convênios municipais Ângela Pereira, a Gerente de Assistência Social Meire Débora da Silveira, a gerente de Saúde Camila da Silveira, o vereador Rafael de Oliveira, o pastor Moacir Gonçalves e a pastora Renata Oliveira.
O evento também teve a participação especial dos escritores locais Maria Helena Guedes, Hélio Soares do Amaral e José Faria de Morais e dos alunos e professores da Escola Estadual Doutor José Augusto.
A Casa da Cultura foi criada com o objetivo de valorizar a história, a memória e as tradições de Entre Folhas. Por meio dela, a comunidade terá acesso a peças e fotos antigas, relativas aos costumes locais, além de referências bibliográficas relativas à história e cultura do município. A criação desse espaço cultural teve direta contribuição da população, que abraçou o projeto doando móveis, artefatos antigos para exposição, trabalhos artesanais, livros, etc.
Um dos destaques da Casa de Cultura diz respeito à valorização e divulgação de escritores entre folhenses: Maria Helena Guedes, Hélio Soares do Amaral, José Faria de Morais, Elias Rodrigues de Oliveira, Layr Quintino Malta, Wagner Moreira Martins, Sebastião Guedes Gomes, Glória Soares do Amaral. Na ocasião, houve a doação de livros autografados ao público em idade escolar que estava presente.
Outro destaque da inauguração da Casa de Cultura foi apresentação do grupo Entre Capoeira e dos cantores Emerson Cássio e José Geraldo Gregório.
Em entrevista, a gerente de cultura do munícipio, Grazielle Gonçalves de Oliveira Ernesto, fez questão de deixar seus agradecimentos a todos que, de alguma forma, contribuíram para a criação da Casa de Cultura:
“A Casa de Cultura é um indispensável veículo de valorização da sociedade como um todo, pois é preciso conhecer o passado para, com qualidade, desfrutarmos o presente e sabiamente planejarmos um futuro ainda melhor.”
A Casa de Cultura funciona das 09:00 h às 17:00 horas, na construção que já serviu a um antigo estabelecimento comercial, à Praça Padre José Lanzillotti, no Centro de Entre Folhas.