sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Curativos Urbanos para conservar o patrimônio

Uberaba - Projeto que ganhou repercussão nacional devido à presença nas redes sociais, “Curativos Urbanos”, inspirou alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube) a realizar o manifesto denominado “Feridas Arquitetônicas” para resgatar a memória e conservar o patrimônio arquitetônico de Uberaba, através de “curativos”. O projeto original visa apontar os problemas urbanos existentes nas cidades por meio da colocação de “curativos” em áreas degradadas.
Os alunos decidiram manifestar através dos curativos alertando para a falta de preocupação com os bens históricos de Uberaba e chamar a atenção da população para que ela perceba a importância da história local através de seus edifícios.
Os imóveis escolhidos para receber curativos apresentam intervenções inadequadas que alteram a paisagem urbana e interferem em sua originalidade. Segundo a professora Eliane Furtado, alguns edifícios pedem socorro e eles estão, através dos curativos, dando voz aos gritos das construções. Fonte: Jornal de Uberaba