sexta-feira, 12 de julho de 2013

FESTA DO ROSÁRIO É REGISTRADA COMO BEM IMATERIAL DO ESTADO

CHAPADA DO NORTE -

Foi por unanimidade que o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – CONEP, aprovou como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Chapada do Norte. Expressão de religiosidade e de fé, a festa é uma celebração que há mais de 200 anos movimenta os irmãos, a comunidade local e toda a população do Médio Jequitinhonha. Na apresentação do processo de registro da festa o Gerente de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, Luis Gustavo Molinari Mundim, afirmou: “A importância desse registro de patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais é porque ele está dentro de um processo do Iepha de fazer um registro de cada livro de Patrimônio Imaterial.

O primeiro foi o Livro dos Saberes, como o Modo de Fazer do Queijo da Região do Serro, o segundo o Livro das Celebrações, com a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e estamos desenvolvendo um trabalho na Comunidade dos Arturos, em Contagem, que será registrado no Livro de Lugares, e em breve vamos começar um trabalho para o Livro de Formas de Expressão”. Dez membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos viajaram 528 km até Belo Horizonte para acompanhar a decisão do Conselho. Eles ouviram atentamente os pareceres positivos e emocionantes de cada conselheiro, que ressaltaram a importância desse registro. Seu Olímpio, vice-presidente da Irmandade, aproveitou a ocasião para agradecer a oportunidade de ter a cidade de Chapada do Norte e a festa como bem cultural imaterial de Minas. “Desde bem pequenininho minha mãe levava os filhos para assistir a festa, eu comecei a ir ainda no colo dela”, relatou. Ainda segundo ele, “a história do povo de Chapada do Norte é que foi registrada”. Para o Seu Olímpio, o próximo passo é se reunir com os membros da irmandade e desenvolver trabalhos de educação patrimonial junto às escolas da região.

Durante quinze dias a festa acontece passando por algumas etapas: Meio Dia (primeiro dia da novena), Novenas (preparação espiritual para a festa), Leilões (durante cinco noites após a celebração da novena), Lavagem da Igreja (mulheres se reúnem para lavar a igreja), Quinta do Angu (distribuição de refeição), Buscada da Santa (encenação da aparição da Virgem do Rosário), Mastro a cavalo (após a última celebração da novena, considerado o apogeu da festa), Reinado (caminhadas e cortejos que conduzem os reis festeiros), Missa da festa, Distribuição do Doce, Coroação, Buscada do Cofre, Divertimentos noturnos, Feira dos Mascates, Tamborzeiros e Congada.

Fotos: Ana Luiza Marigo e Isabela Grossi. Fonte textual: www.iepha.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário