terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coronel Fabriciano: festa em prol da restauração de bem tombado

A igreja de Nossa Senhora da Vitória localiza-se no povoado de Cocais de Baixo. Também conhecido como “Cocais dos Arruda”, faz parte da zona rural do município de Coronel Fabriciano.
Conforme o historiador Amir José de Melo:
"O templo foi erguido na década de 1950 por iniciativa dos moradores, à época assistidos pelo Padre Leão e José de Castro, da Paróquia São Sebastião. A obra foi concluída sob a orientação do padre Renato Van Gessel, da mesma Paróquia." Tal como na capela de São José, percebe-se que na sua construção foram usados materiais disponibilizados nas redondezas, o que a caracteriza como uma construção de aparência rústica, típica do meio rural. Igualmente, seu interior abriga altares e elementos decorativos de orientações próprias da cultura local.
O templo foi tombado como Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano em 1998.
Atualmente a igreja necessita de vários reparos. Em razão disso, o Baile da Cidade, promovido pela pastoral familiar da Paróquia de São Francisco Xavier, tem o intuito de arrecadar fundos para dar início à intervenção de restauro no templo.
O Baile acontecerá no dia 06 de agosto (sábado) no Clube Casa de Campo em Fabriciano e terá como principal atração a Orquestra Amos – Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.Também serão atrações do evento performance cultural, além de show pirotécnico. Os convites estão à venda nas lojas Krakão e Óticas Maria José. Participe e contribua para a recuperação deste importante bem cultural!
Fotos: frontispício da igreja de Nossa Senhora da Vitória, comunidade rural de Cocais

IEPHA: PRAZO PRORROGADO PARA CONSULTA PÚBLICA

Vai até o dia 03/08/2011 a consulta pública para a elaboração da Nova Deliberação do IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais para o ICMS critério Patrimônio Cultural - Exercício 2013. As propostas podem ser encaminhadas pelo site do IEPHA:
http://www.iepha.mg.gov.br/component/content/article/953

Nova Era comemora recuperação de seu patrimônio



A sede da Fazenda da Vargem, um dos mais importantes bens culturais do município de Nova Era, acabou de passar por intervenção de restauro. Para comemorar sua recuperação, a prefeitura organizou uma série de eventos e festividades. Um selo comemorativo foi lançado em homenagem à fazenda, além de cartão postal com fotos da sede já restaurada e um folder com sua história e fotos antigas. No dia 15 de julho o espaço recebeu uma apresentação teatral, além do Festival de Bandas Cover (Creedence Cover, Anthology e It’s Only Rolling Stones), todos com entrada franca.
As comemorações culminaram com um show do cantor Zé Ramalho no dia 16 de julho, além de show com a banda Cem Registro, da região. O evento contou com o apoio da empresa Nova Era Silicon e a entrada correspondia a 1 quilo de alimento não perecível. Com o grande sucesso do evento, a prefeitura conseguiu arrecadar mais de 7 toneladas de alimentos para entidades de assistência social do município.
A população recebeu com muita alegria a reabertura da fazenda. Erguida na primeira metade do século XIX, a Fazenda da Vargem foi no passado um grande centro produtor de alimentos e também referência comercial e ponto de parada de tropeiros. Em 1977 passou a integrar o patrimônio público municipal e em 2005 foi tombada pelo seu valor histórico, simbólico e afetivo.
O evento culminou com o show do cantor Zé Ramalho. Muitos relembraram os tempos da tradicional FEANE – Festa da Amizade de Nova Era, que ocorria anualmente na fazenda e atraía muitas pessoas de toda a região. A partir de agora a festa não ficará somente na memória dos novaerenses e população da regiào, pois com a reabertura do espaço, ela volta ao calendário oficial de eventos do município, trazendo anualmente grandes nomes da música popular brasileira no mês de julho.
Fotos: eventos de comemoração da recuperação da Fazenda da Vargem: celebração e show de Zé Ramalho, que atraiu grande público (fonte: Prefeitura Municipal de Nova Era).