quarta-feira, 30 de junho de 2010

MOSTRA DE CULTURA POPULAR DE CARBONITA-MG


O CARBOARTE - Mostra de Cultura Popular da Cidade de Carbonita e do Vale do Jequitinhonha, tem o objetivo de resgatar, preservar e estimular o fazer cultural no município e colaborar para as ações de desenvolvimento socioeconômico do município. Para o Vale do Jequitinhonha, o Carboarte, destaca-se pelo Intercâmbio cultural que acontece entre as cidades de toda a região que prestigiam o evento, mostrando e divulgando a produção cultural de cada município. Esse intercâmbio cultural, tem propiciado novas iniciativas, tendo em vista que pequenos empreendedores estão apostando na prática do turismo, a partir desses movimentos e investindo em infra-estrutura para receber cada vez mais visitantes de outras partes do país. Para a realização da festa, como no ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo contou com o Instituto Cultural Mandingueiro.
O 13º Carboarte aconteceu entre os dias 25 de abril a 02 de maio. A partir do dia 25 de abril até o dia 30 de abril aconteceram oficinas de percussão, artesanatos com palha de banana e oficina de cerâmica. No dia 29 e 30 de abril as aldeias indígenas Cinta Vermelha, Jundiba, Pankararu e Pataxó de Araçuaí, apresentaram uma palestra contando um pouco de suas histórias, seu dia-a-dia, enfim, sobre a cultura indígena. A partir do dia 29 de abril ao dia 02 de maio, iniciaram as manifestações culturais de Carbonita e região, além de shows na praça. Com todas as apresentações e manifestações culturais da programação, a Administração Municipal de Carbonita, através da sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou um Carboarte multicultural, envolvendo a cultura e o turismo em um único espaço.
Nesta última edição do Carboarte estiveram presentes e participando do evento no município de Carbonita mais de 450 pessoas, somente entre artistas e equipe técnica. Veja mais fotos e informações sobre o evento no site www.carbonita.mg.gov.br
Foto: manifestação do congado de São Benedito durante o Carboarte (foto do arquivo do Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Carbonita).

Um comentário:

  1. sou e visito carbonita todo ano adoro essa cidade e esse povo

    ResponderExcluir