quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural gera boa repercussão nos municípios


A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural – criada e incentivada pelo governo estadual através do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – tem gerado boa repercussão para a preservação do patrimônio cultural dos municípios mineiros. A adesão desses municípios foi grande. Com a Jornada, além de trabalharem com ações de preservação efetiva de seu acervo patrimonial, estes municípios ainda garantem uma pontuação a mais no ICMS Patrimônio Cultural.
Cada município trabalhou com o programa conforme suas especificidades, criando suas ações próprias. Em Coronel Fabriciano, entre as várias ações previstas no programa da Jornada para o mês de setembro, ocorreu o “Patrimônio de Portas abertas”, com a visita programada de alunos da rede pública de educação a construções tombadas de propriedade particular.
Já em São José do Goiabal a Secretaria de Cultura promoveu a I Semana Municipal do Patrimônio Cultural, com o tema “Conhecendo Nosso Patrimônio”. Entre as atividades do evento foi realizado o seminário Encontro com a história, com a palestra “Limites e possibilidades em uma política de preservação do patrimônio cultural”, proferida por Jezulino Lúcio Mendes Braga, professor de história da Unileste-MG. Para Amélio Pascoal, secretário de cultura do município e responsável pelo evento “todos somos responsáveis pelo patrimônio cultural de nossa cidade e devemos cuidar para que ele represente o passado vivo em nosso presente. Não se trata apenas de reverenciar o passado, mas de sua redescoberta na perspectiva da sociedade hoje, que aposta na sustentabilidade”.
Em Nova Era, ocorreu, entre outras atividades, o 1º. Seminário de Cultura Afro-Brasileira“. Nele foi discutido o tema: “Preservação da Cultura Afro-Brasileira: Irmandade Nossa Senhora do Rosário”. Entre as palestras dos professores Deolinda Alice Santos e Tarcísio Galdino, especialistas na área, ocorreu a apresentação das manifestações típicas das Guardas de Congo do município e do grupo feminino de Batuque Adaiê, também de Nova Era.
Foto: O Professor Tarcísio Galdino convida as crianças do Grupo Maculelê para interação durante sua palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário