terça-feira, 31 de agosto de 2010

SIMPÓSIO SÓCIOAMBIENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA


VALE DO AÇO

O Instituto Interagir, sediado em Ipatinga, realiza entre os dias 17 e 18 de setembro o II Simpósio Sócio ambiental da região Metropolitana do Vale do Aço. Com o tema “Efeitos da urbanização – problemáticas e ações”, serão colocadas questões urbanas da atualidade e que permeiam o cotidiano da grande maioria da população, que mora nas cidades. O evento traz uma ótima oportunidade para a discussão de temas como a paisagem urbana e meio ambiente, a gestão integrada dos territórios, a qualidade de vida no meio urbano, ocupação e planejamento, entre outros.
As inscrições podem ser feitas no campus da Unileste-MG, município de Coronel Fabriciano, entre os dias 1º a 16 de setemnbro ou pelo telefone: 8606-1419. O valor das inscrições é de R$ 15,00. Mais informações pelo site www.institutointeragir.org.br.

JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL


Setembro concentra as atividades da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural – um incentivo do IEPHA-MG aos municípios mineiros – através do ICMS critério Patrimônio Cultural. Na Jornada, os municípios mineiros inscritos realizam uma série de ações locais de Educação Patrimonial, onde o objetivo é atrair a atenção da população para o Patrimônio Cultural municipal, seja ele protegido por tombamento, registro ou não.
Este é o segundo ano de realização na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural e tem como tema “Patrimônio Cultural e Cidadania”. A proposta é que este ano os órgãos municipais desenvolvam ações de promoção dos valores culturais locais e ações de mobilização, que possa despertar nas comunidades uma atuação mais ativa e consciente junto a seu patrimônio cultural.
Abaixo a programação da Jornada em alguns municípios:

Coronel Fabriciano

1. Mostra Histórica no desfile de 7 de Setembro – na Avenida Magalhães Pinto, de 8 às 12 horas, com vitrine dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas públicas e particulares, enfatizando os aspectos da história do município e seu Patrimônio Cultural.
2. Conhecer para Preservar – haverá palestra sobre Patrimônio e Tombamento, visita orientada com os alunos e professores a bens culturais tombados no município. O objetivo é promover junto à sociedade a capacidade de reconhecimento e a valorização dos bens culturais do município.
3. IV Fabriciano em Dança – Centro de Arte e Educação (Avenida Geraldo Inácio, 880) com apresentação de grupos de danças desenvolvidas pelas escolas públicas, particulares e academias do município. Busca promover o intercâmbio entre as escolas e valorizar e incentivar a arte da dança.
4. Trabalho de Iniciação Antropológica – Centro de Arte e Educação, com exibição do Filme "Tapete Vermelho". Haverá comentário de Luís Antônios Silva _ Doutor em Sociologia e professor do Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste).

Novo Cruzeiro

17º. Festival da Cachaça – de 3 a 6 de setembro. O evento, que já é tradicional no município, trará atrações musicais em todos os dias da programação, sempre valorizando cantores regionais, além da apresentação de artistas reconhecidos em âmbito nacional.

Chapada do Norte

1. Projeto “Valorizar Para Preservar” – encontro de Grupos e Culturas Populares. Ocorrerá dia 24 de setembro, na Comunidade Córrego de Misericórdia, distrito de Chapada do Norte, das 14:00h as 20:00h. O encontro da Comunidade de Misericórdia e participantes do grupo de Congada de Nossa Senhora do Rosário trará à tona a discussão sobre as heranças, tradições, rituais e valores da Congada de Misericórdia. Haverá apresentação de imagens e documentários referentes ao grupo de Congada de Misericórdia para sensibilização dos integrantes da beleza de sua cultura e da importância do repasse desse patrimônio às próximas gerações.
2. Oficina “Educação, Cultura e Patrimônio” – dia 23/09, na Casa de Cultura Casarão Professora Corina Badaró, Rua Manoel Bento Machado, s/nº, Centro. O objetivo é sensibilizar os professores da rede estadual e municipal de ensino para a importância da preservação do patrimônio cultural material e imaterial de Chapada do Norte.


Francisco Badaró

Encontro Melhor Idade – o evento ocorrerá dia 25/09, às 17 horas, na Praça do Mercado Municipal. O foco principal é o público local da terceira idade. Haverá apresentações de grupos culturais locais de dança e canto, com encerramento realizado por animado forró, através de banda da região.

Encontro Regional de Grupos Folclóricos


Entre os dias 25 e 26 de Setembro, o município de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, sediará o Encontro Regional de Grupos Folclóricos, cuja finalidade é discutir as questões relativas à preservação das manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha.
O evento contará com a participação de 13 grupos culturais ligados às tradições da região. Entre eles está o Grupo de Congado de São Benedito e Santa Efigênia dos Homens Pretos de Minas Novas, que também é o responsável pela realização do encontro, juntamente com a Borum Ecoturismo, a Prefeitura Municipal de Minas Novas e a Paróquia de São Pedro do Fanado.
Durante o encontro, será realizada a tradicional Festa de São Benedito, que contará com a participação dos 13 grupos culturais tradicionais, que entrarão em cortejo pelas ruas da cidade. O evento também será enriquecido por palestras de professores especialistas em manifestações do patrimônio imaterial, como Frei Chico, que também celebrará uma Missa Conga.
O Encontro Regional de Grupos Folclóricos tem o patrocínio do Banco do Nordeste através do Programa BNB de Cultura, em parceria com o BNDES.