terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entre Folhas comemora 200 anos de história

Entre Folhas, no Leste de Minas Gerais, está comemorando 200 anos de história. No fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de outubro o bicentenário da localidade foi a principal motivação para a realização da “25ª. Festa Entrefolhense”. Localizada na vertente ocidental do Caparaó, a cidade de Entre Folhas, tem uma população aproximada de 6.000 habitantes. Sua economia se baseia na agropecuária, com destaque para a produção de café e hortifrutigranjeiros. A cidade tem como vizinhas as localidades de Vargem Alegre, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga.
Conforme a tradição oral da história local, o nome Entre Folhas se deveu ao fato do ribeirão que banhava o local ser coberto de folhas. Os viajantes que por ali se embrenhavam somente perceberam o curso d'água quando sentiram necessidade de matar a sede e se banhar. A partir de então deu início à ocupação no local e o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século XIX e início do século passado, com a transferência de famílias importantes vindas da Zona da Mata para a região, especialmente das proximidades de Juiz de Fora. POR QUE ENTRE FOLHAS? Os primeiros habitantes de Entre Folhas, para justificar o nome de sua cidade, contam a lenda do Sargento Reis, que é a seguinte: "Certa noite, arranchou-se aqui o sargento Reis, da divisão de Cuieté. Muito cansado, deitou-se e dormiu profundamente. Quando acordou, ficou muito perturbado, pois entre as folhas, onde ele deitou-se estava uma enorme cobra. Caindo de joelhos, o sargento Reis agradeceu a proteção divina, reconhecendo que aquele fato era um verdadeiro milagre de Nossa Senhora do Rosário, a quem sempre recorria e honrava pela recitação do terço. Fez um voto de dar a imagem e o sino, para a igrejinha que iam construir nesse arranchamento, em honra a Virgem do Rosário. O rancho ficou conhecido como o “Rancho da cobra entre as folhas", depois “Entre as Folhas” e por fim “Entre Folhas”. O sargento conseguiu que Dom Pedro II doasse a imagem e o sino para a tão sonhada igrejinha. O sino, a igreja ainda o possui, mas a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que tinha os olhos de rubi, foi roubada. OUTRA VERSÃO PARA O NOME Na região onde se encontra a atual cidade de Entre Folhas existia um grande matagal. Em certas épocas do ano, a folhagem que caia das árvores cobria todo o córrego (que hoje passa na área central da cidade). Para apanhar água, era preciso afastar as folhas. Daí o nome: "Rancho da água-entre-folhas" que depois passou a chamar-se córrego "Entre Folhas", e hoje "Entre Folhas". Foto: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no centro da sede do município, construída entre os anos de 1930 a 1945, através de grande participação popular. Órgão na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas, adquirido em 1950. Conforme informações extraídas no município, existem apenas dois órgãos desse na América Latina.

Interagir realiza o III Simpósio Socioambiental do Vale do Aço

O evento teve como tema “Cidades Sustentáveis e Políticas Públicas de Meio Ambiente”
O Instituto Interagir Projetos e Pesquisas, sediado em Ipatinga-MG, realizou entre os dias 16 e 17 de setembro, no Campus I da Unileste-MG, o III Simpósio Socioambiental da região Metropolitana do Vale do Aço, com o tema “Cidades Sustentáveis e Políticas Públicas de Meio Ambiente”. No auditório Senhor Zezinho, foram discutidas questões socioambientais relacionadas ao conceito de desenvolvimento local sustentável, envolvendo temáticas como a relação do homem com o meio ambiente urbano, promoção da saúde ambiental e educação ambiental direcionadas à sustentabilidade. A palestra de abertura foi feita pela bióloga Sabrina N. C. de Paula e tratou “Do Ambiente Natureza à Visão Holística – Os caminhos do Homem com o Meio Ambiente”.
No segundo dia houve duas palestras. A primeira tratou da “Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local” e foi desenvolvida pelo professor Vinícius L. Ferreira, mestre em saúde da família e coordenador de extensão do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior – Univaço. A Palestra II tratou da “Preservação, Manutenção e Educação Ambiental” e ficou a cargo de Arlieandra de L. Ricardo, mestre em História pela PUC-SP. Foto: abertura do III Simpósio, com a participação de profissionais do Instituto Interagir e o reitor da Unileste; ao microfone, a historiadora Arlieandra Ricardo. Na segunda foto: palestra do professor Vinícius Ferreira.

Festa do Rosário em Chapada do Norte

Ocorreu na primeira quinzena de outubro a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no município de Chapada do Norte. A festa, promovida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, tradicional entidade que reúne os devotos da santa no município, envolve vários dias de celebrações e festas, se iniciando com novenas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Posteriormente as comemorações em homenagem à santa se seguem com leilões nas casas do Rei e da Rainha, lavação da igreja e distribuição de angu com molhos na quinta-feira. Na sexta se prosseguem a missa e a novena e os leilões. No sábado pela manhã ocorre a buscada da santa no Córrego do Rosário.
As comemorações continuam no sábado à noite, com a realização do “Mastro à Cavalo”, onde é encenada em frente à igreja a conversão dos mouros em cristãos. O domingo é o dia do “Reinado”. Há missa seguida de distribuição de doces na casa do Rei, procissão e coroação. A segunda é conhecida como “segunda-feira da posse”, onde são empossados os novos reis e é feita a também tradicional subida e abertura do cofre da Irmandade. Junto às tradicionais comemorações, ocorrem shows à noite – tanto para o público mais jovem quanto para os mais velhos, que geralmente preferem as apresentações de forró no mercado da cidade.
Junto à festa, a prefeitura municipal de Chapada do Norte promove o Festival de Grupos Folclóricos do município, onde se apresentam tradicionais grupos locais. O festival se transforma numa grande oportunidade de intercâmbio e apresentação dos vários grupos tradicionais da zona rural. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, com todos seus elementos e agentes, se constitui de riquíssima manifestação cultural. Por sua representatividade para a cultural regional e mineira, a festa está em processo de estudo e registro pelo IEPHA/MG. Com o registro, a manifestação passa a ser reconhecidamente parte do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, devendo receber ações e incentivos sua valorização e salva-guarda. Fotos: Irmãos do Rosário carregam a Imagem no cortejo após a "Buscada da Santa" no Córrego do Rosário. Cortejo com o Rei e a Rainha, na volta da missa na Igreja do Rosário no domingo pela manhã. Apresentação das Comunidades rurais de Poções e Alves no Festival de Grupos Folclóricos de Chapada do Norte.