quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jornada Mineira anima a preservação do Patrimônio Cultural

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é pioneira no país e teve início em 2009, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Realizada nas diversas regiões de Minas durante todo o mês de setembro, em suas duas primeiras edições, a Jornada contou com mais de 2600 ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, reunidas sob um grande trabalho de articulação e divulgação realizado pelo Iepha-MG. Toda a programação pode ser conferida no site: www.jornada.mg.gov.br. Nas fotos acima: ação do município de Novo Cruzeiro para a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que trabalha a valorização de produtos locais e a forma tradicional de fazê-los (fonte: Prefeitura de Novo Cruzeiro e Borum Ecoturismo e Consultoria Cultural). Abaixo, a programação de alguns municípios onde a Oca - Arquitetura e Patrimônio Cultural - desenvolve trabalhos de preservação:
Chapada do Norte
Exposição Cultural "Nossa Cultura, Nossas Raízes” - a ação propõe a realização de uma exposição cultural durante uma semana com a temática “Comunidades Quilombolas”. A exposição será aberta ao público, através da visita dos alunos das escolas locais e comunidade como um todo. O objetivo é contar um pouco da cultura afro descendente de Chapada do Norte. Através da arte, valorizar e pôr em pauta a cultura das comunidades quilombolas, suas tradições, sua identidade, suas manifestações de dança e música, seus costumes e modos de fazer, como o artesanato e a culinária. Contar um pouco da história dessas comunidades, que é essencialmente a história do município de Chapada do Norte. De 19 a 23 de setembro, na Casa de Cultura Professora Corina Badaró.
Novo Cruzeiro
“Arte na Praça” - feira com produtos caseiros e artesanato da região na praça central da cidade. No sábado, dia 10, das 15:00 às 17:00 horas, jovens pintores realizarão na praça seus trabalhos, cujo tema será “cultura do Jequitinhonha”. A inspiração dos artistas contará a história do Vale do Jequitinhonha e seu povo através da pintura. De 09 a 11 de setembro, na praça central da sede de Novo Cruzeiro.
São José do Jacuri
Exposição Fotográfica “Memória de São José do Jacuri” - exposição de fotografias antigas da cidade com o objetivo de levantar a discussão acerca do patrimônio cultural local e instigar a população para a preservação da memória local. De 15 a 30 de setembro, na Escola Estadual John Kennedy (das 07:00 às 21:00 horas). Foto: cartaz de divulgação da exposição fotográfica (fonte: Prefeitura Municipal de São José do Jacuri).
Nova Era
Mostra “1911-2011 – José Assunção, 100 anos” - exposição de quadros do artista José Assunção, que completaria 100 anos se estivesse vivo. Autodidata, foi em Nova Era que ele começou a pintar quadros. Suas pinturas têm linguagem popular e ingênua, em estilo conhecido como “naif” ou primitivo e retratam com alegria e muitas cores as festas e celebrações tradicionais do interior de Minas. De 23 a 30 de setembro, na sede da Fazenda da Vargem, a 6 km da sede de Nova Era. Fazendas Centenárias de Porteiras Abertas – visita a antigas fazendas na zona rural, onde os visitantes irão se apropriar de valores significativos do patrimônio cultural do município, mostrando dessa forma, a importância de se preservar esses bens culturais e de deixar um legado para futuras gerações. Dia 17 de setembro, das 08:00 às 14:00 horas na zona rural de Nova Era. Foto: quadro "Vista parcial de Nova Era", de José Assunção.
Coronel Fabriciano
Encontro de Bandas – com o objetivo da popularização da música instrumental e da valorização da tradicional banda da cidade, contará com a participação de municípios vizinhos. Está previsto cortejo pelas ruas da cidade até a Praça da Estação e apresentação das Bandas na Praça da Bíblia. Dia 18 de setembro, a partir das 08:00 horas. Preservando o patrimônio cultural - oficina de Educação Patrimonial, com o objetivo de provocar reflexões sobre a preservação, conscientizando a comunidade sobre a importância dos bens culturais, de sua valorização e conservação. Dia 16 de setembro, das 13:00 às 17:00 horas, no Salão Paroquial São José, Rua Dr. Querubino, 303.

FEC aprova dois projetos para Chapada do Norte

O município de Chapada do Norte foi contemplado com a aprovação de dois projetos para a preservação de seu patrimônio cultural. Um deles prevê a restauração do Arquivo de livros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte-MG. O Projeto foi aprovado em nome da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – tradicional grupo religioso do município, que congrega devotos da santa. O valor aprovado pelo FEC foi de R$ 15.000,00. A irmandade entrará com uma contrapartida no valor de três mil reais, totalizando 18 mil reais para o projeto. O arquivo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte foi inventariado pela Oca – Arquitetura e Patrimônio Cultural em 2010. A história do arquivo diz respeito à própria história da Irmandade, pois ali estão importantes documentos de cunho histórico-cultural, como o Livro para assento dos nomes dos irmãos do Rosário e o Livro de Compromisso da Irmandade. Neste último consta uma carta proveniente do Rio de Janeiro, onde representantes do Império assinam a aprovação da criação da Irmandade, com data de 05 de outubro de 1821. Logo, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi oficialmente criada nesta data, embora possa ter se iniciado antes, de forma não oficial para as autoridades. Já a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, através do Setor de Cultural e Turismo, aprovou projeto para confecção de novo vestuário tradicional para os Grupos Culturais locais, contribuindo também para a preservação do patrimônio imaterial das comunidades, principalmente aquelas localizadas na zona rural do município. O valor total aprovado foi de R$28.000,00, se constituindo 20% deste em contrapartida da prefeitura. Fotos: parte das páginas integrantes do Livro de Compromisso da Irmandade, inventariado pela Oca - Arquitetura e Patrimônio Cultural em 2010.

ICMS Cultural tem nova deliberação aprovada

Já para o ano de 2012 (exercício 2013), a distribuição de recursos por meio do ICMS critério Patrimônio Cultural conta com novas regras. Em reunião realizada no dia 25 de agosto, os membros do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) votaram e aprovaram uma nova deliberação. Entre as mudanças previstas estão o maior envolvimento dos setores responsáveis nas prefeituras e a frequência de reuniões para os Conselhos Municipais de Patrimônio. O texto final da nova deliberação é resultante de sugestões realizadas pelos conselheiros e por representantes dos municípios mineiros, com encontros regionais e a possibilidade de consulta via site do IEPHA-MG. A íntegra do texto aprovado está disponível no site do IEPHA. Embora as novas regras já sejam válidas para a próxima análise - que começa em janeiro - está previsto para o exercício uma transição entre a deliberação nova e a anterior, pois a deliberação acabou aprovada só agora, a apenas quatro meses da entrega de todo trabalho realizado a partir de janeiro de 2011. Conforme o IEPHA-MG as alterações neste primeiro momento acontecerão na distribuição de pontos pela equipe de análise e toda documentação elaborada no formato antigo será aceita. Fonte textual e maiores informações: www.iepha.mg.gov.br