quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

IMAGEM DE SÃO BENTO É TOMBADA EM NOVO CRUZEIRO



Como reconhecimento de seu valor histórico e cultural, a imagem de São Bento – conhecida na comunidade como São Bentinho, recebeu este mês o tombamento em nível municipal. O bem pertence ao acervo da Igreja de São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco, distrito sede de Novo Cruzeiro-MG.
O município, que se localiza no Médio Jequitinhonha, tem São Bento como padroeiro. Isto se deve à alta incidência de mortes por picada de cobra que ocorria ali. Como o santo é o protetor contra venenos e todo tipo de bichos peçonhentos, no ano de 1917 o Bispo da Diocese de Araçuaí, Dom Serafim Gomes Jardim da Silva, ordenou que fosse construída na localidade uma capela para São Bento. Na época Novo Cruzeiro denominava-se “Vila Gravatá” e se constituía de um povoado pertencente ao município de Araçuaí.
Antigos moradores e frequentadores da Igreja de São Francisco de Assis relatam a importância da imagem para a comunidade, que a levava antigamente às casas das pessoas para a Novena de São Bento”. A novena é uma tradição no período de comemorações em homenagem ao santo, que tem no dia 11 de julho sua culminância. Todos os anos é realizada uma calorosa festa nesta data, além das tradicinais celebrações religiosas da novena e das missas.
A imagem de São Bentinho é feita sobre madeira esculpida e policromada. Tem olhos de vidro e atributos que remetem à vida e aos feitos do santo: um cajado (báculo) na mão direita, que simboliza seu papel de pastor de fiéis e que, com a mitra (espécie de chapéu), constitui uma das principais insígnias dos bispos, fazendo referência à sua importância e hierarquia dentro da Igreja Católica. O livro que segura na mão esquerda representa a Regra Beneditina, da qual foi autor.
São Bento é considerado o padroeiro oficial de toda Europa. Nascido em 480 D.C. em Núrcia, Itália, foi ainda jovem para Roma. De lá saiu, abandonando os estudos para viver como eremita. Foi responsável por vários milagres, tendo escapado da ingestão de veneno por duas vezes. Escreveu as Regras – normas para a vida como monge – e fundou vários monastérios. Faleceu em 547 no mosteiro de Montecassino, Itália.